sábado, 19 de setembro de 2009


machadobap

Machado é mestre. Traduziu de forma completa toda a gama de sentimentos que o homem possui em si. Em “Memórias Póstumas”, traduziu a frustração que nos pega vez em quando. A mim, pegou há mais de uma semana e está custando ir embora. Vejam, portanto, o que ele disse:

"Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que sai quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Postado por Professor Rogério Souza
Marcadores:

 

2 comentários:

MamaNunes disse...

Oh meu amigo querido, espero que supere.

É...

"Suporta-se com paciência a cólica dos outros."
Machado de Assis

Um beijo!

Professor Rogério Souza disse...

Essa é uma das melhores frases do Machado que conheço... Valeu pela visita. Você é minha leitora mais assídua. Pena que aqui encontre meu lado mais negativo...rs.

 
>